8 de dezembro de 2008

Igreja de Santana - Chapada dos Guimarães MT

Luiz Roberto Giglio

Sobre a Igreja de Santana:

A Igreja de Santana foi construída por mão de obra indígena, usada para socar as paredes que nesta região são de terra pilada. Na última oitava da Páscoa de 1779, retiraram a madeira suficiente para a construção de uma Igreja coberta de telhas , rebocada e caiada com capela-mor e sacristia, possuindo ainda a casa dos Párocos pegado a mesma Igreja.

A Igreja de Santana sempre foi elogiadíssima pêlos viajantes como a mais bonita de Mato Grosso possuindo um rococó primitivo encantador, "É o único e autêntico resíduo barroco existente em Mato Grosso" como diria o especialista em arte barroca Senhor Etzel, numa viagem à Chapada.

Conta uma lenda que depois que a nova imagem de Santana chegou de Portugal, trocaram pela velha, e esta, quando estava sendo levada para Cuiabá e conforme as pessoas iam se distanciando da cidade, a antiga imagem mais ela se tornava pesada, de tal modo que não conseguindo avançar os carregadores cansados pernoitaram numa pequena caverna na descida da serra.

E quando a trouxeram de volta quanto mais perto estava da Igreja mais leve ela ficava.Com a vinda dos Franciscanos; Frei Oswaldo e Dom Wunibaldo foi criado um Hospital na nova Igreja. Com a utilização de plantas medicinais e radiestesia para curar. O valioso trabalho desses Franciscanos atraía muitas pessoas de toda parte para curarem-se na Igreja de Santana.

Um comentário:

  1. Igreja Belíssima!

    Em estilo Colonial Brasileiro e ornamentação interna em Rococó e Barroco.
    Sec.XVIII

    Uma ótima dica é a visitação Noturna.....

    Chapada do Guimarães-MT

    Luiz Roberto Giglio

    ResponderExcluir